sábado, 29 de setembro de 2012

Segundo ciclo de Vida no Kuwait



Cheguei há poucos dias das minhas mais do que merecidas férias gozadas em Portugal. Durante estas, pude constatar diferenças significativas em relação à minha última viagem ao nosso querido país (Março deste ano).


Após um ano a viver fora de Portugal, regressei de novo durante duas semanas para visitar a minha família, amigos e locais por onde fui feliz e aproveitar para fazer “vida de turista”. Portugal é sem dúvida um país encantador! Mas nem tudo são «rosas»…

Confesso que fiquei desiludido com “Portugal” nestas últimas férias… Como já devem ter lido na minha última entrada deste Blogue, achei as pessoas bastante em baixo, entristecidas e sem aquela simpatia e sorriso que tanto caracteriza os Portugueses. Confesso mesmo que em determinados locais fui muito mal atendido. Uma vergonha mesmo! Ora, se o feedback que recebo das pessoas que vão de férias a Portugal (nomeadamente Kuwaitianos) resume-se à grande beleza do nosso país e à simpatia dos Portugueses, não se pode admitir que esta esteja, neste momento, moribunda! Obrigatoriamente, há algo que tem de ser mudado com urgência! Seguindo esta linha de raciocínio, se a simpatia era um dos aspectos que levava muitos turistas a escolher Portugal de entre dezenas de outras opções, este ponto que diferenciava o nosso país deixa assim de entrar “em jogo” e a levar, consequentemente, os turistas a escolher outro país Europeu…

Apesar desta nuvem negra que paira em Portugal, consigo obviamente levantar aspectos positivos que nunca tinha observado anteriormente no nosso país. O maior foi sem dúvida o policiamento de proximidade. Finalmente vi polícias a andar pelas ruas da cidade de Lisboa e mesmo no Metropolitano. Diga-vos que vivi dois anos em Lisboa e nunca, mesmo nunca, tinha visto tantos polícias em locais públicos como nos poucos dias em que estive de férias em Lisboa.

Para terminar, posso avançar que estas férias permitiram-me chegar a uma conclusão muito importante: não quero voltar a viver em Portugal nos próximos anos! Se vou continuar no Kuwait muito mais tempo não sei… Só sei que o Universo irá encaminhar-me para os locais onde tenho mesmo de ir. Se tenho medo de ir para alguns países/cidades em concreto? Não podemos ter medo de nada quando nunca estamos «sozinhos»!

Até breve e obrigado pela vossa leitura!

1 comentário:

  1. Não sei se o reforço de policiamento na rua é um aspecto totalmente positivo. Positivo é, no sentido de ter mais segurança, e menos positivo, pelo fato de a crise trazer mais violência, e consequentemente, precisar de mais reforço policial.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar